A quarta dimensão e O espaço-tempo

No capítulo anterior, falamos sobre um matemático chamado Hermann Minkowski, que aprofundou a teoria da relatividade de Einstein, e introduziu conceitos e equações novas, que até assustaram Albert no começo.

Mas com o tempo, ele foi dando o braço a torcer e começou a achar as novas ideias interessantíssimas e agregadoras.

Mas antes, vamos recapitular:
Aí, na sua casa, você pode ir pra frente ou pra trás, pra esquerda ou pra direta, e pode pular ou se abaixar.

Ou seja: você tem 3 dimensões pra se mover: altura, largura e comprimento.

A grande sacada de Minkowski, foi notar que o tempo era uma espécie de dimensão também, a quarta dimensão. Juntando a dimensão do tempo e as três dimensões que conhecemos, tem o chamado espaço-tempo.

Pode parecer bobagem, mas unindo essas dimensões, as teorias de Einstein ficavam cada mais poderosas, explicando cada vez mais fenômenos e com uma precisão cirúrgica.

Através do conceito de espaço-tempo, foi possível até entender o motivo de um objeto encurtar quando está se movendo com determinada velocidade, as coisas começaram a fazer sentido para os físicos e matemáticos.

Agora, tudo estava interligado: espaço e tempo, eram uma espécie de tecido único.
Minkowski notou que quando podemos explicar aquelas mudanças de tempo (tempo passar mais devagar) através de movimentos no espaço-tempo.

Ou seja: espaço e tempo estão alta e absurdamente relacionados.
É importante repetir isso, pois durante toda a história da humanidade, anterior à Einstein, eles eram visto como entidades totalmente distintas e independentes.

Quarta dimensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário