O Professor Einstein e Conferência de Solvay

Vamos pular para o ano de 1909.

Embora Albert tenha dado aulas na universidade de Berna, eram temporárias, em período parcial e suas aulas foram canceladas por falta de interesse dos alunos.

Então, ele ainda estava trabalhando no Serviço de Patentes.
Não que ele odiasse, até gostava, mas poderia muito bem estar em uma universidade, passando o dia dando aulas, discutindo e pensando a respeito dos mistérios do universo.

Foi pensando nisso que ele tentou uma vaga na Universidade de Zurique.
Mas eles queriam dar o cargo para o amigo de Einstein, o Friedrich Adler (lembra dele?), mas este disse: "Vocês devem estar loucos por quererem contratar a mim, e não Einstein".

Então a universidade de Zurique contratou Einstein.
No futuro, Albert iria retribuir o favor para o amigo, mas de uma maneira bem peculiar, em caso de vida ou morte.

Albert Einstein dando aulas

Mais uma vez, não foi um sucesso de professor.
Tinha uma metodologia diferente: não queria ficar ali na frente vomitando informações para as pessoas decoraram para simplesmente passarem nas provas.

Ele estimulava os alunos a indagarem, a perguntarem, a duvidar, a provar que aquilo ensinado poderia estar errado ou equivocado.

As aulas pareciam um verdadeiro bate-papo entre amigos.
Isso é tão verdade que algumas aulas foram dadas até em cafés e bares, da região.
Albert ia lá debater e discutir sobre o Universo com seus alunos.
(e a gente debatendo política e futebol, tsc tsc tsc)

Certa vez, deu uma aula sobre a teoria da relatividade.
Ou seja, deu um show, mostrando e explicando o tempo como jamais ninguém explicara e entendera antes, mas notou que tinha esquecido o relógio e perguntou as horas para seus alunos.
Veja: alguém que entendia como ninguém o que era o tempo, era um distraído e esquecido, tinha que perguntar aos outros as horas para não se atrasar.

Albert Einstein vai para Praga

Albert era, na verdade, um assistente.
Somente alguns anos depois é que conseguiu de fato virar professor e finalmente passou a ganhar mais. Inclusive chegou a ganhar doações expressivas de dinheiro por parte de admiradores de sua genialidade.

Mas, para virar professor, ele teria que se mudar para Praga, para dar aulas na universidade de lá.
Dizem que o porteiro da universidade confundiu ele com algum trabalhador, pois ele andava sempre muito simples (pra não dizer maltrapilho, ele não dava a mínima para vestimentas chiques).

As coisas em Praga não iam nada bem.
Ele não gostava de lá e tinha sérios problemas com o idioma.
Pra piorar, ele era obrigado a participar de reuniões com outros professores da universidade, que para Albert era uma verdadeira chatice.

Mas nem tudo foi problema e aborrecimento, no meio de tudo isso teve uma ótima notícia: viraria pai novamente, em 1911. Era seu filho Eduard.

Eduard, Mileva Maric e Hans Einstein
Eduard, Mileva e Hans Einstein

Conferência de Solvay

Ernest Solvay foi um industrial, extremamente rico, que era apaixonado por ciência.
Desde 1911, ele decidiu reunir as principais mentes pensantes do mundo em um local, para haver debates de cunho científico.

Albert Einstein foi convidado para a primeira conferência:

Biografia de Einstein

O assunto principal dessa primeira conferência, uma tal de teoria dos quanta, que falaremos depois sobre ela, mas geral tava animadaço com ela, era praticamente uma nova ciência.

A prima Elsa

Em 1912, Einstein reviu sua prima, Elsa.
E se deram suuuuuper bem, mas suuuuper bem mesmo.

Tão bem, que pouco tempo depois já estavam trocando cartinhas de amor, mesmo Albert sendo casado (safado!). Mas o fato é que tanto Einstein quanto Mileva já estavam desgostosos dos rumos que o casamento deles tomara.

Elsa mandava as cartas para a Universidade, assim garantia que Mileva não descobrisse nada.

Biografia de Einstein
Einstein e sua prima, Elsa....huuuuum.....

Mais tarde a Elsa vai aparecer de novo.

Einstein vai para Zurique

Realmente, não rolou a química com a cidade de Praga, e assim que apareceu uma oportunidade na universidade de Zurique, Einstein correu pra lá. E com seu histórico, foi facilmente aceito.

Einstein adorava Zurique e a Universidade, até fumava abundantemente em sua sala, irritando os outros.

Também adorava passear pelas montanhas com os filhos, ou com algum outro(a) cientista, como Marie Curie, para conversar sobre os mistérios do universo.

Mas...Mileva não participava desses passeios, e olha que na Póli, eles conversavam bastante sobre ciência, mas essa chama foi morrendo e Einstein foi notando que seu casamento estava indo pro brejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário