O que ele fez?
Por que ficou tão famoso?
Alguns vão dizer:
- Criou a fórmula: E = mc²
- Ele foi um grande gênio da ciência
- Falou algo sobre tudo ser relativo
- Tinha um cabelão que nunca penteava e vivia mostrando a língua
Mas o que ele fez de verdade?
O que ele estudou? Onde?
O que pensava? O que descobriu?
Como se tornou quem ele era?
Já nasceu assim, gênio? Ou se tornou um?
O que Albert Einstein fez?
Ele simplesmente saiu catando pedacinhos de entendimento do universo e foi encaixando com outros pedacinhos, e muitas coisas passaram a ter sentido no nosso universo.Einstein era sim um cientista, e fez diversas descobertas e estudos que, sozinhos, poderiam ter lhe dado fama. Ele se envolveu com assuntos sobre:
- universo
- espaço
- tempo
- viagem no tempo
- energia e massa (e como transformar uma coisa na outra)
- gravidade
- luz
- átomos...
Como Albert Einstein funcionava
Para ele, tudo e absolutamente tudo no universo, devia ser simples. Simples de entender, simples de explicar e simples de explicar. Se uma coisa não fosse absurdamente simples, é porque você ainda não pensou suficientemente a respeito daquele assunto.
Para ele, tão essencial quanto as respostas, eram as perguntas.
Era preciso saber fazer as perguntas e indagações corretas, somente isto já te fazia entender muita coisa que muita gente deixava passar batido.
Era preciso saber fazer as perguntas e indagações corretas, somente isto já te fazia entender muita coisa que muita gente deixava passar batido.
Aliás, falando em passar batido, ele sempre teve muito cuidado com o óbvio, com o senso comum, sempre teve cuidado com o que todo mundo pensava e aceitava como verdade absoluta. Muitas de suas ideias vieram justamente do fato de duvidar e questionar as coisas mais óbvias possíveis.
Ele questionou até o mesmo, o até então inquestionável, Isaac Newton, que Einstein provou que sua Lei da Gravitação Universal não era tão universal como se pensava (duelo de gigantes).
Porém, Einstein não tinha um laboratório ou um local que pudesse testar suas teorias. Seus experimentos eram unicamente mentais, de imaginação, tudo no pensamento, sobre o funcionamento das coisas.
Como vamos ver no decorrer de sua biografia, ele se questionava muito, sobre tudo, sobre qualquer coisa, e as respostas que ele conseguiu foram simplesmente as mais belas da humanidade. Tudo usando só a cabeça.
Só de cabeça, ele descobriu:
- Porque as coisas em movimento ficam menores
- Como a matéria curva o espaço
- Como a gravidade faz o tempo passar mais devagar
Bizarro, né? Parece muito estranho.
Mas, calma. Tu vai fazer sentido, no decorrer de nossa Biografia de Albert Einstein.
Mas, calma. Tu vai fazer sentido, no decorrer de nossa Biografia de Albert Einstein.
Aliás, essa é uma das belezas de suas ideias: qualquer um pode entender, sem precisar de nenhum cálculo ou conta matemática.
Como ele dizia:
"A ciência nada mais é que o aperfeiçoamento do raciocínio cotidiano."
"A ciência nada mais é que o aperfeiçoamento do raciocínio cotidiano."
Nenhum comentário:
Postar um comentário