Comprovação e Fama

Comprovando a Teoria da Relatividade Geral

Você consegue ver uma estrela no céu porque saem raios de luz dela e chegam até seus olhos.
Até então, achávamos que eles vinham reto e com velocidade constante.

Mas segundo a Teoria da Relatividade Geral, se essa luz passar perto de uma massa, como o Sol, ela iria sofrer uma leve curva.

Ou seja, se a Teoria estiver errada, o raio de uma determinada estrela passaria reto e chegaria num ponto da terra. Se tivesse certa, o raio seria levemente deslocado e chegaria em outro local, logo, a estrela seria visível em um lugar diferente.

Este experimento poderia demonstrar a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.
Uma boa maneira de fazer experimentos, seria então num eclipse.

Então, em 1919, ele veio pro Brasil, na cidade de Sobral, no Ceará, assistir a um eclipse que comprovaria sua teoria. E ele estava certo.

Biografia de Albert Einstein


Albert Einstein fica famoso

Um dia após o eclipse, Albert virou simplesmente uma celebridade mundial. Deixou de ser conhecido apenas no meio acadêmico e se tornou famoso pelo povo.

Mas, reza a lenda, que somente três pessoas no mundo entendiam, de fato, a Relatividade Geral.
Quando Charles Chaplin o encontrou, disse:

"As pessoas me aplaudem porque me entendem, e o aplaudem porque não entendem nada"

Ele ficou tão famoso, que suas palestras viraram um verdadeiro espetáculo.
Pessoas que não sabiam nem a matemática básica se estapeavam por lugares para ver o gênio Einstein dando aula.

Einstein passou a ser convidado a palestrar em dezenas de países, e ele realmente rodou o mundo.
Tanto que quando estava no Japão ficou sabendo que ganhara o prêmio Nobel, cujo prêmio deu para Mileva e os filhos, conforme tinha prometido.

O curioso é que ele não ganhou o Nobel por sua teoria da relatividade, pois nem todo mundo conseguia entender o Albert, ele ganhou com um trabalho sobre partículas de luz (efeito fotoelétrico).

Einstein não gostava muito da fama, era muito modesto e na sua, uma pessoa quieta.
Mas notou que virara uma pessoa de influência, em qualquer área, até na política.

Em 1920, a Alemanha estava passando por maus bocados com revoluções e muitas pessoas começaram a pegar no pé de Albert, por ser judeu.

Esse sentimento de ódio e preconceito contra judeus se aflorou ainda mais na década de 1930, com a ascensão d Partido Nacional-Socialista, mais conhecidos como Nazistas.

Einstein começou a se incomodar e a defender publicamente os direitos dos judeus, o que atraiu muito embate e críticas, pois ele era judeu, famoso e influente. E, claro, um gênio.

Nessa época, ele recebeu um convite para ir aos Estados Unidos, para angariar dinheiro para os problemas dos judeus no mundo, que não tinham um país fixo. Mas ele não gostava da ideia dos judeus ter seu próprio espaço, pois não se sentia a vontade com essa ideia de fronteiras e limites.

Albert começou a ficar preocupado quando um amigo, também judeu famoso, e ministro das Relações Exteriores, fora assassinado. Isso o assustou. Ele também era judeu e famoso. Elsa, que agora era sua esposa, convencera a polícia a escoltar Albert em suas viagens de palestras.

Ele saiu de Berlim, depois voltou, mas foi ameaçado de morte e fugiu novamente.
Com a Europa fervilhante e estressada, a ideia de ir para a América para simplesmente estudar e pensar em paz, passou a fazer cada vez mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário